Ad Home

Últimas

Opinião: As mudanças que tornaram o Bayern de Munique ainda melhor

Mais uma vez o Bayern se tornou campeão da Bundesliga. E uma pergunta que vem surgindo é: esse time pode ser considerado o melhor Bayern de toda história? Ou melhor, é um dos melhores times da história?

São respostas difíceis de responder rapidamente. Mas uma coisa que podemos analisar é a diferença do Bayern da temporada passada para essa. Como um time que era tão bom pode se tornar melhor ainda? Vamos responder essa pergunta.

A primeira parte da resposta são as contratações. O primeiro que chegou foi o técnico Pep Guardiola. Quando assinou contrato tinha como objetivo manter esse time como o maior da Europa. Conseguiu fazer isso, deu ainda mais equilíbrio ao time e conseguiu impor sua filosofia no clube.

Além do treinador, a diretoria reforçou o elenco e trouxe Mario Götze e Thiago. Os dois reforçaram o meio campo, dando mais criatividade e mais opção tática. Sem contar que o talento de ambos pode decidir jogos.

A segunda parte da reposta é a tática. É nesse aspecto que Guardiola é tão importante. Por mais que o 4-2-3-1 da temporada fosse excelente, o espanhol deu variação tática antes e durante os jogos. Esse time sabe jogar em pelo menos três esquemas. Jogam no 4-2-3-1 igual a temporada passada, jogam no 4-1-4-1 que foi implantado pelo espanhol e pode jogar muito bem em um 4-3-3 com falso nove.

Foi nesse quebra cabeça que o treinador achou seu curinga. Philipp Lahm. O lateral, que pode jogar tanto pela direita quanto pela esquerda, jogou muito bem na função de volante. Foi nessa sacada que Rafinha teve bastante oportunidade de jogo e foi muito importante.

A terceira parte da resposta é a diretoria. Por mais que o presidente do clube tenha sido julgado e condenado, outros membros da diretoria se preocuparam bastante com o clube e deixaram o Bayern sem nenhuma dívida. Isso foi acertado quando a Allianz comprou ações do clube, e com a grande quantia em dinheiro, conseguiu quitar o que devia. Agora tudo o que o time lucrar pode ser investido no clube. Mas com tanto dinheiro no bolso, a principal contratação da próxima temporada, Lewandowiski, não terá custos.

E a última parte da resposta é a confiança. Na temporada passada, o time só pensava em reverter todo o fracasso que aconteceu (perdeu a Bundesliga para o Dortmund, foi goleado na final da Copa da Alemanha também pelo BVB e perdeu a final da Liga dos Campeões em casa e nos pênaltis para o Chelsea). No início da temporada foi totalmente o contrário. Começou com o pensamento de vencer tudo de novo e de uma maneira ainda melhor. Isso faz uma enorme diferença.

O Bayern conquistou a Bundesliga mais uma vez, está na semifinal da Copa da Alemanha e está nas quartas de final da Liga dos Campeões, onde pega o super abalado Manchester United. Essa temporada tem tudo para ser melhor do que a passada.    

Nenhum comentário