Ad Home

Últimas

Os caras da Copa do Mundo: Mesut Özil

Mesut Özil

Data de nascimento: 15 de outubro de 1988
Idade: 25 anos
Local de nascimento: Gelsenkirchen
Altura: 1,82 m
Posição: Meio-campista
Clube: Arsenal (Inglaterra)
Jogos pela seleção: 53
Desempenho: 38 vitórias, 7 empates e 8 derrotas
Gols pela seleção: 17
Número da camisa: 8
Estreia: 11/02/2009 - Alemanha 0 x 1 Noruega
Participações em Copas: 2010

Mesut Özil é um dos principais nomes da nova geração da Alemanha que começou a ser construída a partir da Copa do Mundo de 2010. Jovem promessa naquele Mundial da África do Sul, o atleta chega ao Brasil com a carreira consolidada, mais experiente e com a missão de levar a seleção germânica ao tetracampeonato.

Os primeiros passos de Özil no futebol foram nas categorias de base do modesto Rot-Weiss Essen, chegando às divisões inferiores do Schalke em 2005. Sua estreia no time profissional dos Azuis-Reais aconteceu no ano seguinte, mas ele nunca se firmou como titular absoluto.

Em 2008, o Werder Bremen apostou em Özil e contratou o meia para ser o substituto do brasileiro Diego, que deixou o clube na temporada seguinte. A saída do ex-santista foi fundamental para o alemão jogar com mais regularidade e cair nas graças dos torcedores com técnica, habilidade e tranquilidade dentro de campo.

Não demorou muito para as atenções dos grandes clubes europeus se voltarem para o jogador, que deixou o Werder logo após a Copa de 2010. Com apenas 21 anos de idade, Özil saiu de Bremen para ser uma das estrelas do Real Madrid, que desembolsou cerca de 15 milhões de euros para contratá-lo.

Depois de um bom começo na Espanha, Özil foi perdendo espaço aos poucos com o técnico José Mourinho, que passou a deixar o alemão frequentemente no banco de reservas. Foi neste momento que surgiu o interesse do Arsenal. Os ingleses abriram os cofres e, na metade de 2013, pagaram 50 milhões de euros ao time espanhol para ter o meio-campista.

Algumas lesões e a queda de rendimento do próprio Arsenal dentro do Campeonato Inglês atrapalharam a primeira temporada de Özil em Londres, mas mesmo sendo alvo de críticas por parte da imprensa e dos torcedores, o jogador não perdeu o status de principal articulador e maestro da seleção alemã.

Nenhum comentário