Os caras da Copa do Mundo: Sami Khedira
Sami Khedira
Idade: 27 anos
Local de nascimento: Stuttgart
Altura: 1,89 m
Posição: Meio-campista
Clube: Real Madrid (Espanha)
Jogos pela seleção: 44
Desempenho: 32 vitórias, 5 empates e 7 derrotas
Gols pela seleção: 4
Número da camisa: 6
Estreia: 05/09/2009 - Alemanha 2 x 0 África do Sul
Participações em Copas: 2010
Khedira é um daqueles volantes considerados modernos, com excelente poder de marcação na proteção à defesa e com boa chegada ao ataque. Hoje, o meia é titular no time de Joachim Löw, mas sua presença na Copa do Mundo de 2014 esteve bastante ameaçada.
Em novembro do ano passado, o jogador rompeu os ligamentos do joelho em um amistoso da seleção alemã contra a Itália e precisou passar por cirurgia. Muitos duvidaram da sua plena recuperação até o Mundial, mas Khedira se esforçou, trabalhou forte, teve uma surpreendente evolução e conseguiu voltar aos gramados antes mesmo do fim da temporada.
O torneio no Brasil será o segundo mundial do volante, presente na equipe que ficou com a terceira colocação em 2010, na África do Sul. Com experiência de sobra aos 27 anos de idade, Khedira jogou em apenas dois clubes em toda sua carreira.
Em 1995, quando tinha oito anos, ele chegou às categorias de base do Stuttgart, permanecendo até 2004, passando depois a atuar na equipe B dos Suábios em divisões menores do futebol alemão. Dois anos mais tarde, Khedira foi integrado ao elenco principal, onde começou a se destacar - em 2007, aliás, foi peça importante na conquista da Bundesliga.
As boas atuações que teve entre 2006 e 2010 com a camisa do Stuttgart chamaram a atenção de vários clubes da Europa, entre eles o Real Madrid. E logo após a disputa do Mundial da África, o clube espanhol desembolsou 15 milhões de euros e contratou o volante. Pelos merengues, Khedira levou um título do Campeonato Espanhol, dois da Copa do Rei e a Liga dos Campeões dessa temporada.
Filho de pai tunisiano com mãe alemã, Khedira tem dupla nacionalidade e poderia optar por defender a seleção africana, mas escolheu a sua nação de origem. Depois de ter passado pelas equipe sub 16 e sub 21 da Alemanha, sua estreia pelo time principal aconteceu em 2009.
Nenhum comentário