Os caras da Copa do Mundo: Kevin Großkreutz
Kevin Großkreutz
Idade: 25 anos
Local de nascimento: Dortmund
Altura: 1,87 m
Posição: Meio-campista/lateral
Clube: Borussia Dortmund
Jogos pela seleção: 4
Desempenho: 2 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota
Gols pela seleção: Nenhum
Número da camisa: 2
Estreia: 13/05/2010 - Alemanha 3 x 0 Malta
Participações em Copas: Nenhuma
Se existe um nome de jogador que pode ser utilizado, facilmente, como sinônimo de raça e força de vontade, é Kevin Grosskreutz (pequena aula de alemão: o Eszett, famoso ß, tem som de dois S, nunca de B, ok?). Torcedor fanático do BVB, equipe onde atua, o meia cresceu na cidade de Dortmund, acompanhando os jogos na Tribuna Sul do Westfalenstadion, lugar em que fica localizada a famosa Muralha Amarela.
Grosskreutz começou sua carreira aos 4 anos, no singelo VfL Kemminghausen, passando por diversas escolinhas de futebol da cidade até chegar às categorias de base do Borussia Dortmund, em 2002. Mas o que era para ser o começo de um sonho tornou-se frustração, pois naquele mesmo ano, devido à conhecida crise financeira que se assomou no clube, Grosskreutz foi dispensado.
Os próximos anos de sua trajetória se passaram no Rot Weiss Ahlen e em 2006 fez sua estreia na quarta divisão alemã, pela equipe sub-23 do clube. Foram 27 partidas e cinco gols. Na temporada seguinte, 2007/2008, os números estavam a seu favor, com 36 partidas e 12 gols.
Porém estava na hora de voltar para casa e no dia 24 de janeiro de 2009, Kevin Grosskreutz realizou seu grande sonho, assinando um contrato de três anos com o BVB e fazendo parte do projeto de reconstrução da equipe, sob o comando de Jürgen Klopp.
Apesar de um esquema tático diferente ao qual estava acostumado, continuou jogando na posição em que atuava no Rot Weiss Ahlen, como meia-esquerdo. O primeiro gol na Bundesliga aconteceu no dia 5 de dezembro de 2009, contra o Nuremberg.
As pessoas que acompanham o futebol aurinegro talvez concordem comigo quando afirmo que habilidade em campo não é o grande forte de Grosskreutz, principalmente em um time que contava (e ainda conta, claro) com grandes talentos e promessas do futebol, mas o fato de ser torcedor aficionado e um jogador, indiscutivelmente, esforçado, o tornou ídolo da imensa torcida. E quando falo em esforçado, significa que é o único jogador do Borussia Dortmund a ter jogado, pelo menos uma vez, em todas as posições. Todas mesmo, pois, com certeza, ninguém se esqueceu do memorável jogo em que Weidenfeller foi expulso e Grosskreutz colocou as luvas de goleiro e assumiu a bronca.
Seu primeiro jogo pela seleção alemã foi no dia 13 de maio de 2010, na vitória por 3 a 0 contra Malta, em que deu uma assistência para o gol de Cacau. Certamente Grosskreutz não estará em nenhuma seleção dos melhores da Copa do Mundo, porém quem quiser assistir um jogador com verdadeiro amor à camisa, não pode perder as partidas da Alemanha.
Nenhum comentário