Ad Home

Últimas

Os caras da Copa do Mundo: Lukas Podolski

Lukas Podolski

Data de nascimento: 04 de junho de 1985
Idade: 29 anos
Local de nascimento: Gliwice (Polônia)
Altura: 1,82 m
Posição: Meia-atacante
Clube: Arsenal (Inglaterra)
Jogos pela seleção: 113
Desempenho: 76 vitórias, 18 empates e 19 derrotas
Gols pela seleção: 46
Número da camisa: 10
Estreia: 06/06/2004 - Alemanha 0 x 2 Hungria
Participações em Copas: 2006 e 2010

Do elenco que vai disputar a Copa do Mundo no Brasil, o meia-atacante Lukas Podolski é o segundo com maior número de jogos pela seleção, atrás apenas do veterano Miroslav Klose. Curiosamente, assim como o centroavante, Podolski também é nascido na Polônia, mas se mudou para a Alemanha com apenas dois anos de idade.

Filho de pai jogador de futebol e mãe atleta de handebol, o bebê Podolski acompanhou os pais na mudança para terras germânicas e passou a viver nos arredores da cidade de Colônia, onde virou ídolo anos mais tarde.

Os primeiros chutes do jogador foram nos times infantis do modesto Bergheim. Em 1995, aos 10 anos de idade, Podolski chegou às categorias de base do Colônia, que até hoje é seu clube de coração declarado. A estreia profissional na equipe do oeste do país aconteceu em 2003.

Mesmo assim, logo na sua primeira temporada no time principal, o Köln amargou o rebaixamento para segunda divisão da Bundesliga - Podolski marcou 10 gols na campanha do descenso, o melhor registro de toda a história de um jogador com 18 anos. Na temporada seguinte, o meia fez 24 gols na segunda divisão e foi fundamental para o retorno do clube à elite.

Diante de tanto sucesso e de uma boa performance na Copa do Mundo de 2006, quando foi titular no time comandado pelo técnico Jürgen Klinsmann e eleito o melhor atleta jovem do torneio, os olhos de clubes maiores cresceram sobre Podolski. Depois do Mundial, ele desembarcou no Bayern de Munique.

As três temporadas que passou na Allianz Arena, entretanto, não foram como Podolski esperava. Ele não reeditou as suas boas atuações de anos anteriores e virou reserva. No começo de 2009, o atleta deixou clara a sua intenção de retornar ao Colônia, e a negociação se concretizou neste mesmo ano.

De volta ao lar, o meia-atacante ficou por mais três temporadas vestindo a camisa dos Bodes, culminando em mais um rebaixamento do time, em 2011/2012. Já consagrado dentro do futebol alemão, Podolski não queria disputar a segunda divisão mais uma vez e se transferiu para o Arsenal, da Inglaterra, onde oscilou bons e maus momentos até a temporada passada.

Titular da seleção germânica nas Copas de 2006 e 2010, e também nas Eurocopas de 2008 e 2012, Podolski perdeu espaço com Joachim Löw e deverá começar a competição no Brasil como suplente. Ainda assim, Podolski é considerado peça importante para o treinador, que contará com o camisa 10 em praticamente todos os jogos do torneio, seja como titular ou entrando no segundo tempo.

Nenhum comentário