DFB pode perder o direito de usar o desenho de águia na camisa da seleção
A Federação Alemã de Futebol (DFB) enfrenta uma polêmica com o distintivo da camisa da seleção da Alemanha. A tradicional imagem da águia estampada no peito pode ser retirada do uniforme por conta de um pedido judicial feito pela rede de supermercados Real, que pretende usar o símbolo da ave em suas ações de marketing. A marca é protegida e de propriedade exclusiva da DFB.
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Diante disso, o Departamento Alemão de Marcas e Patentes confirmou que está analisando a ação movida pela empresa para acabar com a exclusividade da DFB.
Segundo a rede de supermercados Real, escudos e símbolos nacionais não podem ser protegidos por direitos de marca - a águia é conhecida por ser também o símbolo do país e muito similar ao desenho usado pelos organismos estatais da Alemanha.
O processo pode ter consequências milionárias e, segundo a imprensa alemã, poderia fazer a DFB perder todos os direitos de uso da marca, tendo, assim, que retirar o desenho da águia das camisas da seleção.
Segundo especialistas, o valor do emblema disparou depois do tetracampeonato mundial conquistado neste mês e qualquer iniciativa privada que quiser usar o símbolo, teria que pagar uma enorme quantia à Federação, que não abre mão da exclusividade.
"Estamos acompanhando essa questão judicial com enorme atenção. A águia é um emblema histórico da Federação, e, segundo as leis, desfruta de proteção de uso", disse Ralf Köttker, diretor de comunicação da DFB.
Tudo começou quando a rede Real lançou uma série de produtos usando um símbolo parecido com o escudo da seleção alemã. A Federação considerou a atitude uma violação das regras de seus direitos exclusivos sobre a marca e acionou a Justiça. A tendência é que o caso seja resolvido até 7 de agosto.
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Diante disso, o Departamento Alemão de Marcas e Patentes confirmou que está analisando a ação movida pela empresa para acabar com a exclusividade da DFB.
Segundo a rede de supermercados Real, escudos e símbolos nacionais não podem ser protegidos por direitos de marca - a águia é conhecida por ser também o símbolo do país e muito similar ao desenho usado pelos organismos estatais da Alemanha.
Segundo especialistas, o valor do emblema disparou depois do tetracampeonato mundial conquistado neste mês e qualquer iniciativa privada que quiser usar o símbolo, teria que pagar uma enorme quantia à Federação, que não abre mão da exclusividade.
"Estamos acompanhando essa questão judicial com enorme atenção. A águia é um emblema histórico da Federação, e, segundo as leis, desfruta de proteção de uso", disse Ralf Köttker, diretor de comunicação da DFB.
Tudo começou quando a rede Real lançou uma série de produtos usando um símbolo parecido com o escudo da seleção alemã. A Federação considerou a atitude uma violação das regras de seus direitos exclusivos sobre a marca e acionou a Justiça. A tendência é que o caso seja resolvido até 7 de agosto.
O titulo da matéria não condiz com o texto!
ResponderExcluirtambém achei que o título da matéria não condisse com o texto!
ResponderExcluirA aguia é um simbolo do País e não de um supermercado ou de outro comércio.
ResponderExcluirEsse supermercado quer se promover as custas de um simbolo do Estado Alemão!