Ad Home

Últimas

Bundesliga é, por enquanto, a liga que menos gasta em novas contratações

A janela de transferências no futebol europeu se fecha no próximo dia 31 de agosto, mas a grande maioria dos clubes já fez as contratações necessárias para a próxima temporada. É claro que até o encerramento do mercado outros negócios podem acontecer, mas a Bundesliga aparece como a que menos gastou entre as principais ligas nacionais.

Confira como está o mercado da bola na Alemanha

Até agora, os clubes do Campeonato Alemão desembolsaram cerca de 202 milhões de euros em contratações para 2014/2015, segundo estudo publicado pelo diário AS. A Premier League, da Inglaterra, gastou impressionantes 614 milhões de euros, a La Liga, da Espanha, gastou 410 milhões de euros, e a Série A, da Itália, 236 milhões de euros.

É claro que o sistema implantado na Alemanha contribui para esses números. Na Bundesliga, de acordo com a legislação da DFL (Liga Alemã), os clubes não podem fazer loucuras financeiras e gastar mais do que arrecadam, impedindo que tenham dívidas astronômicas. Além disso, mais da metade das ações dos clubes são de posse de seus torcedores, e nenhum investidor de outro país pode comprar um time e injetar milhões de euros, como acontece na Inglaterra, Rússia, Espanha e França, por exemplo.

No futebol alemão, o Borussia Dortmund aparece no topo das equipes que mais gastaram. O BVB já desembolsou 46,1 milhões de euros, garantindo nomes como o italiano Ciro Immobile, a contratação mais cara da Alemanha (19,4 milhões), Ginter e Adrian Ramos, além da compra em definitivo de Sahin.

Em segundo lugar está o Bayer Leverkusen, com 29 milhões de euros gastos em quinze novos jogadores, entre eles Calhanoglu, ex-Hamburgo. O Schalke, por sua vez, já desembolsou 4,5 milhões de euros e trouxe Sidney Sam e adquiriu Aogo em definitivo.

O Bayern de Munique, que tradicionalmente é o que mais gasta na Alemanha, ocupa apenas a 9ª posição com três contratações: Lewandowski e Rode chegaram de graça, enquanto Juan Bernat custou 10 milhões de euros. O clube, porém, ainda procura alguns jogadores e pode contratar até o fim de agosto.

Nenhum comentário