Ad Home

Últimas

Alemães dominam top dos artilheiros da Copa do Mundo

Quando o assunto é Copa do Mundo, o torcedor sempre foca nas seleções que marcam a história desse torneio. Equipes como o Brasil, o único pentacampeão e o único time a se orgulhar de ter alinhado em todas as edições do torneio, ou Alemanha e Itália, com 4 vitórias na Copa.

Qualquer que seja a edição da Copa, todos olham para a ‘Mannschaft’ com respeito e até algum medo. Quem melhor para exemplificar isso que o Brasil, que na Copa de 2014 levou o histórico 7 a 1 no Mineirão?

Agora está chegando a Copa do Catar. Quem serão os eleitos do técnico Hansi Flick? Vazou uma lista com nomes como Thomas Müller e Leroy Sané, sinalizando que a Alemanha certamente mostrará poder de fogo.

Mas é preciso lembrar que esta Copa tem algumas particularidades, sendo a maior o agendamento no calendário.

Uma Copa diferente no calendário

A Copa do Mundo vai reunir no Catar as melhores seleções do planeta para uma competição que, ao contrário do que é normal, será jogada no segundo semestre.

O torneio terá lugar entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Tudo por conta das condições climatéricas. 

As altas temperaturas no Oriente Médio nos meses tradicionais da Copa do Mundo (junho e julho) impossibilitaram sua realização. A solução foi passar a prova para meses não tão quentes.

A juntar às altas temperaturas, uma das coisas que fará 'ferver' a emoção são os gols. Diz o povo do alto de sua sabedoria que os gols são o sal e a pimenta do futebol. Então, no Catar as previsões são de que existam muitos gols. 

Essa é pelo menos a esperança de quem vai acompanhar a competição. E a verdade é que a Copa do Mundo vai contar com algumas das melhores figuras da atualidade em matéria de gols.

As grandes estrelas têm viagem marcada para a prova e prometem virar pesadelo para os goleiros. A tradição indica que as Copas do Mundo costumam resultar em muitos gols, momentos de destaque para mais tarde recordar. 

E porque recordar é viver, nada melhor que lembrar o top 10 dos maiores artilheiros de sempre da Copa do Mundo.  Sabia que quase metade são da Alemanha?

Miroslav Klose 

Miroslav Klose nasceu na Polônia, mas é daqueles nomes que os torcedores rapidamente identificam com o time nacional alemão.

O atacante tem uma marca importante no número de gols. Ele apontou 16 gols ao serviço da Alemanha.

Curiosamente, seu legado ficou fixado em uma partida de má memória para o povo brasileiro. O germânico chegou aos 16 gols pela ‘Mannschaft’ na Copa do Mundo de 2014 nesse célebre 7x1 ao Brasil, o “vexame do Mineirão”.

Nos dias que correm, Klose continua ligado ao futebol no modesto clube austríaco do Rheindorf Altach. Mas seu midiatismo é tremendo pelo passado na maior competição de nações em futebol.

Ronaldo

A segunda colocação neste ranking tem samba no corpo e fama de craque. Ronaldo, o carioca que encantou Barcelona, Madrid e tantos outros palcos mundiais, é o segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo.

O Fenômeno vestiu a camisa verde-amarela por 98 ocasiões e foi autor de 62 gols. Desses 62 remates certeiros e que encheram de orgulho o peito dos brasileiros, 15 dos foram marcados em edições da Copa do Mundo.

Gerd Müller

A fechar o top 3 encontramos outro nome alemão. Gerd Müller é uma lenda na arte dos gols e inscreveu seu nome nesta galeria com 14 gols em fases finais da Copa do Mundo.

O "Bomber der Nation", o bombardeiro da nação, como era apelidado, cravou uma marca importante e de destaque na história do maior campeonato mundial de seleções.

Just Fontaine

O quarto nome a desfilar na direção das balizas adversárias é o francês Just Fontaine. Para ele, 13 foi número de sorte, já que foi o número de gols que conseguiu apontar na Copa do Mundo.

Just Fontaine tem um pormenor que é um verdadeiro 'pormaior'. Os 13 gols que marcou foram todos em uma só edição da Copa do Mundo.

Em 1958, na Suécia, o francês inscreveu o seu nome e o colocou em um patamar difícil de ultrapassar. Será na Copa do Mundo de 2022 que a marca cai? 

Pelé

Senhoras e senhores, eis o Rei. Pelé está no top 5 da galeria de maiores artilheiros. O ídolo brasileiro apontou 12 gols na Copa do Mundo.

Pelé é uma verdadeira instituição dentro do futebol. A paixão que todo o Brasil sente por esta modalidade, tida como o desporto-rei, em muito se deve a figuras como Pelé.

Ele foi capaz de honrar a bandeira verde e amarela e carregou nossa seleção em momentos de ampla euforia como são as Copas do Mundo.

Sandór Kocsis

Em relação a craques da arte do gol é tempo agora de mencionar o húngaro Sandór Kocsis que pela sua seleção da Hungria apontou 11 gols.

Nascido em Budapeste, Sandór Kocsis foi um craque tremendo que alinhou com as camisas de Barcelona, Ferencváros e Budapest Honvéd. 

Seria, contudo, com a camisola da seleção que colocaria seu nome em uma galeria de craques eternos.

Sandór Kocsis foi o melhor marcador de gols na Copa do Mundo no ano de 1954 com 11 gols. E tem sua marca registrada desde então.

Jürgen Klinsmann

O mesmo número de gols (11) apontou o alemão Jürgen Klinsmann.

O "Kataklinsmann", como tantas vezes foi titulado em recortes da mídia, precisou de 3 edições da Copa do Mundo para apontar 11 gols.

Natural de Göppingen, Jürgen Klinsmann marcou presença na Copa do Mundo de 1990, 1994 e finalmente em 1998. 

Helmut Rahn

Esta é uma galeria muito ocupada por nomes alemães e o oitavo nome chega do 'morto' europeu.

Helmut Rahn alcançou a marca de 10 gols em fases finais da Copa do Mundo. Em campo ele era conhecido como o ‘Boss’. E em matéria de gols foi um verdadeiro chefe.

Ele é o quarto alemão nessa lista dos 10 maiores artilheiros da Copa. Em matéria de apostas em futebol, nomeadamente nos mercados de gol, o histórico prestigia os atacantes da Alemanha.

Gary Lineker

Quase a terminar esta galeria chega um nome britânico. No nono lugar está Gary Lineker, que apontou 10 gols em fases finais com a camisa da seleção inglesa.

Conhecido por "Mr. Goal" em homenagem à sua capacidade para apontar gols, Gary Lineker é uma das figuras lendárias na arte do gol na Copa do Mundo e uma referência sempre lembrada.

Batistuta

Quem também nunca é esquecido é 'Batigol'. Gabriel Batistuta, argentino que se notabilizou na Fiorentina e Roma, na Itália, foi uma referência de gols pela seleção.

"El Ángel Gabriel", como também era conhecido, alcançou 10 gols ao serviço da equipa alvi-celeste em edições da Copa do Mundo. 

Ineditismo da Copa do Mundo do Catar

Quando a bola balança as redes todo o time que marca celebra e o que sofre fica angustiado.

Já os torcedores, dependendo do lado, fazem a festa também ou lamentam. Mas o que nunca muda é a forma como todos se colam no evento e gostam de assistir.

Seja no estádio, em casa ou com os amigos em uma esplanada ou praça, quando joga a seleção todo o mundo gosta de assistir.

E a Copa do Mundo do Catar tem ineditismo, ao nível das transmissões. Os jogos da Copa do Mundo vão ser veiculados quer pela TV aberta como em plataformas de streaming e redes sociais.

A conectividade também estará ao rubro, pois muitas operadoras já avisaram que vão criar canais de comunicação próprios para que os torcedores se sintam dentro da festa do futebol que arranca em novembro próximo.

Vencedora em 2014, a Alemanha se posiciona como candidata ao título de campeã do mundo, igualando os 5 troféus do Brasil. Em dezembro, quando terminar a competição do Catar, se  saberá quem é o novo 'rei' do mundo no futebol.

Nenhum comentário