Crônica: Hannover se coloca entre os candidatos ao acesso, mas peca nos confrontos diretos
Por Guilherme Costa
Desde a última queda para a 2.Bundesliga, na temporada 18/19, o Hannover nunca teve um início tão promissor na luta pelo acesso. São seis vitórias, três empates e quatro derrotas. Número medianos, mas que colocam a equipe próximo da zona de classificação para a Bundesliga - o Hannover 96 está há cinco pontos do segundo colocado, Paderborn.
Cinco pontos, faltando 25 rodadas e 75 pontos a serem disputados, podem não parecer nada. Mas, mesmo estando na quinta colocação, o Hannover já cometeu alguns erros que podem ser prejudiciais quando a disputa pelo acesso ficar mais acirrada.
Na primeira rodada, a equipe da Baixa Saxônia estava empatando com o Kaiserslautern, quando sofreu o gol da derrota no minuto 92; na segunda rodada, em sua estreia na HDI Arena, o Hannover estava vencendo o St. Pauli por 2 a 1, quando sofreu o gol de empate no minuto 95. Então veio a derrota para o Paderborn, por 4 a 2 e uma sequência de seis jogos sem derrotas: cinco vitórias e um empate.
Durante a sequência de cinco vitórias seguidas, o Hannover não jogou necessariamente bem, mas conseguiu ser eficiente e resiliente. Como nas vitórias contra o Jahn Regensburg, por 1 a 0, com o gol da vitória saindo no minuto 83 e contra o Greuther Fürth, no qual o jogo se encaminhava para o 1 a 0, quando o atacante Afimico Pululu, empatou para os visitantes no minuto 81. Sorte que existe a “lei do ex”, e Håvard Nielsen desempatou para os mandantes cinco minutos depois. A sorte estava ao lado dos vermelhos (Die Roten)!
No dia 30 de setembro, pela décima rodada, o desafio era o Hamburgo. Jogando em casa, o Hannover pouco fez e perdeu de virada por 2 a 1. Nove dias após a derrota, o Hannover sofreu um novo revés. Desta vez contra o Heidenheim, na Voith Arena, o placar foi o mesmo: 2 a 1, mas o desempenho foi um pouco melhor (não se deixe enganar pelas estatísticas… neste caso).
E esse é o ponto que eu quero chegar.
Nos três confrontos contra as equipes que estão nas primeiras quatro colocações, o Hannover foi nulo e não esteve próximo da vitória. E isso é um dos fatores decisivos para que um time alcance o seu objetivo, num campeonato por pontos corridos. Com a chegada do técnico, Stefan Leitl - responsável pelo acesso do Greuther Furth, na temporada 20/21 - a equipe criou uma consistência (mesmo com as derrapagens), que há muito tempo não se via.
Outro ponto, que também chegou de Furth, foi o atacante Håvard Nielsen. Nielsen tem seis gols e duas assistências, nesta temporada e conseguiu preencher a lacuna causada pela saída de Marvin Ducksch na temporada passada.
Mas, por diversas vezes, Ducksch não teve o suporte ideal para marcar os seus gols. Com Nielsen, isto não se repete. Stephan Leitl criou um sistema para que o jogador - que ora atua mais recuado, atrás de dois atacantes mais agudos - consiga se destacar, tendo apoio dos meias e laterais. Outro ponto de evolução, é a defesa e seus dezesseis gols sofridos, sendo que a única derrota por mais de um gol, aconteceu ante o Paderborn, na terceira rodada. Leitl aderiu ao esquema com três zagueiros que, quando atacados, se torna uma defesa com cinco defensores com o recuos dos laterais (Muroya e Kohn). O goleiro, Robert Zieler, campeão do mundo em 2014, dispensa comentários.
Um ponto negativo, é que alguns jogadores ainda não conseguiram se firmar em suas posições. O meia, Sebastian Kerk, pouco fez quando teve a sua chance como titular contra o Heidenheim; Schuab e Besuschkow, já não são tão titulares como no início da temporada, assim como Cedric Teuchert; Max Beier ainda está se adaptando na função de um segundo atacante.
Quando eu ressalto a qualidade de Nielsen (além da consistência defensiva) e contrasto com o desempenho irregular dos seus companheiros de ataque, é para chegar a conclusão que o Hannover está num caminho promissor e que pode atingir o segundo auge na segunda metade da temporada. Algo que não aconteceu nas últimas temporadas, quando esteve mais perto da zona de rebaixamento.
O Hannover fez um grande jogo contra o Borussia Dortmund, na derrota por 2 a 0, em partida válida pela Copa da Alemanha, no último dia 19. Mas o seu campeonato não é este. O seu campeonato, é pelo acesso para a Bundesliga e os seus quatro próximos jogos: Karlsruher, Darmstadt, Düsseldorf e Holstein Kiel - quatro equipes próximas na tabela - serão decisivos para firmar o seu nome na disputa pelo acesso.
Hi
ResponderExcluir