Jamal Musiala, surge uma nova estrela alemã
Por Arthur Santos
Você certamente já deve ter visto algum jogo do Bayern de Munique nos últimos tempos, e certamente chamou um menino chamado de Jamal Musiala, prodígio, tido como um dos grandes talentos da nova geração alemã. Mas quem é Musiala? Onde surgiu? Bem, é o que falaremos agora.
Jamal Musiala nasceu dia 26 de fevereiro de 2003, em Stuttgart, na Alemanha. Filho de pai britânico-nigeriano e mãe alemã, o garoto teve sua infância na Inglaterra, mas foi na Alemanha que com 4 anos de idade começou na escolinha do pequenino TSV Lehnerz:
Musiala (à frente e à direita) com os meninos do TSV Lehnerz e ao seu lado, seu primeiro treinador: Micha Hoffman.
Micha fez uma chuteira de ouro e prata após sua primeira temporada e Musiala o ainda guarda com carinho em sua casa em Munique:
Musiala seguia fazendo gols e mais gols, em um jogo, Musiala chegou a marcar 6 gols em 10 minutos o que chamou a atenção de um olheiro do Southampton, da Inglaterra. Então veio o convite para o menino e o mesmo foi aceito em 2010, com 7 anos de idade.
O sucesso de Musiala era questão de tempo na Inglaterra, e logo o chamaria a atenção de clubes como Chelsea e Arsenal. A família de Musiala via com bons olhos uma ida para Londres e eis que a Mãe dele consegue um emprego na cidade. O Chelsea leva a melhor contra o Arsenal numa briga de bastidores pelo menino.
Após uma temporada de sucesso na base do Southampton, Musiala vai para o Chelsea já com pompa de revelação. O sucesso do menino era inevitável, jogando bem e sendo essensial para a base do clube, Musiala passa por todas as categorias do Chelsea, sendo destaque em um torneio sub-12 na Polônia.
Musiala se sente em casa nos Blues, faz muitos amigos e tem em James Simmonds, seu treinador, alguém que passou a mudar a sua vida de atleta, acrescentando a ele ordens táticas e aprimorando sua técnica.
Musiala ao centro, James Simmonds ao seu lado.
O garoto seguia a sua sina de vencer troféus com o Chelsea, na escola, também foi campeão e destaque, onde aparece com a camisa do Fulham, clube que tinha uma espécie de parceria com a sua escola.
Em um torneio escolar na cidade de Liverpool, sediado em Anfield, Musiala foi campeão, artilheiro e melhor jogador da competição. Como prêmio, recebeu o troféu das mãos de Jordan Henderson e Lucas Leiva, ambos jogadores do Liverpool.
Percebendo o seu sucesso, Gary Southgate foi pessoalmente observar Musiala, já um adolecente e bem falado em todo país, Musiala recebe convite da FA para se naturalizar Inglês e defender a seleção.
Inesquecível: 18 de dezembro de 2017, Musiala marcou 3 gols em 22 minutos pela seleção inglesa.
Musiala havia defendido muito mais a seleção da Inglaterra do que própriamente a alemã, que viria defender num torneio Europeu em 2018.
Mas como todo grande jogador, Musiala seria o centro de uma grande polêmica. Isso porque pouco mais de um ano, o Bayern de Munique consegue tirar Musiala do Chelsea, deixando um vácuo no clube londrino.
"Escolher o Bayern me parece o certo, e pra ser honesto: se um clube como o Bayern quer você, não tem como você dizer não", disse á época.
Musiala foi diretamente para o Bayern II para a disputa da 3.Liga (terceira divisão do país) onde foi campeão e também destaque. A ascensão foi tão meteórica que em menos de 20 jogos, Hansi Flick, treinador do Bayern de Munique trouxe o menino pro elenco principal do Bayern de Munique.
A federação alemã e toda a Alemanha se mobiliza para que Musiala pudesse defender a seleção alemã principal, e isso aconteceu! Por intermédito de Leon Goretzka, jogador do Bayern de Munique e Joaquim Löw, Musiala tem a sua primeira convocação para a seleção principal.
"Tenho um coração pela Alemanha e um coração pela Inglaterra, ambos irão permanecer batendo. A Inglaterra me deu a oportunidade, mas preferi escutar meu sentimento e defender a seleção do país onde nasci.", declarou Musiala.
Já tendo importância no elenco principal do Bayern e com seguidas convocações para a seleção alemã de Hansi Flick, seu ex treinador no Bayern, Musiala é um dos grandes talentos do mundo do Futebol. A confiança das pessoas ao seu redor é tanta em seu talento, que a escolha de Gavi do Barcelona para o Prêmio Kopa (melhor sub-21 da Europa) pela revista France Football foi alvo de várias críticas da imprensa alemã, de companheiros de Bayern e até de seu treinador Julian Naggelsmann:
"Sou parcial mas também tenho minha própria opinião. gavi jogou 34 partidas no ano passado em um clube tão grande. É uma das razões pelas quais ele ganhou, mas ainda vejo Musiala e Bellingham um pouco à frente."
Seu companheiro de Bayern, Alphonso Davies, não conseguiu esconder a sua revolta e tuitou:
"Talvez eles tenham negado seu prêmio Kopa, mas eles não vão poder negar a sua Bola de Ouro", escreveu Davies.
Fato é que Musiala já é uma realidade, e ao lado de Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen, são as duas maiores promessas pro futuro da Die Mannschaft e certamente estarão no Catar para a disputa da Copa do Mundo pela seleção alemã.
Números até o fechamento da matéria
Pelo Bayern de Munique: 92 jogos, 23 gols e 13 assistências.
Títulos:
2 Bundesliga 2020-2021 e 2021-2022
Supercopa da Alemanha 2020, 2021, 2022
Supercopa da Uefa 2020
Mundial de Clubes 2020
Nenhum comentário