Ad Home

Últimas

"Meu Deus, Bayern!": a supremacia Bávara sobre os Catalães

Por Arthur Santos

Sabemos que tanto Bayern de Munique quanto o Barcelona fazem parte de um seleto grupo de gigantes do Futebol Europeu e mundial. Mas o que muitos de vocês talvez não saibam é o tamanho da freguesia Barcelonista diante do gigante alemão, e por isso resolvi resumir isso para vocês terem uma dimensão de como é essa disparidade.

Apesar de serem dois grandes campeões na Europa, com currículo vasto de grandes conquistas internacionais, Bayern e Barcelona se enfrentaram somente 15 vezes na história pela primeira vez somente em 1996, pela semifinal da Copa da Uefa (hoje Liga Europa).

1. O primeiro jogo da história é o primeiro jogo da semifinal da Copa da Uefa 1995-96

Jogando no tradicional estádio Olímpico de Munique, Bayern e Barcelona empataram por 2x2 num jogaço diante de muita chuva e um campo num verdadeiro lamaçal. O Barcelona saiu na frente com o centroavante Oscar, após bela infiltração na zaga alemã e excelente passe de Bakero.

Na segunda etapa, o time alemão veio afim de mudar os rumos do jogo, e conseguiu! Aos 7 do segundo tempo, Herzog com um passe magistral deixou Witeczek na cara do gol, que bateu cruzado, sem chances, para empatar. A virada do Bayern viria logo em seguida após duas tentativas de Scholl. O empate do Barcelona surgiu numa falha da zaga alemã, um passe para trás de Babbel, que Hagi aproveitou e não perdoou. 

A entrada dos times em campo, no estádio Olímpico de Munique, dia 02/04/1996

2. O jogo da volta, e a primeira vitória do Bayern

No segundo jogo, a partida começou muito estudada, os dois times atacando muito, até que o Bayern conseguiu seu gol após belo lance e chute de Ziege, Busquets dá rebote e Babbel empurra para o gol. No segundo tempo, após tentativa de jogada individual de Luis Figo, o Barcelona sofre um contra ataque, e o Bayern dá sorte no chute de Witeczek que desvia no zagueiro e mata o goleiro do Barcelona.

O Barcelona conseguiu descontar no final do jogo por meio de uma falta cobrada por De La Peña, que desviou na zaga alemã e o goleirão Oliver Kahn nada pôde fazer. Mas já era tarde para uma reação, o Bayern vence e se classifica para a final daquela Copa da Uefa que se tornaria campão contra o Bordeaux.

Babbel comemora seu gol no Camp Nou, dia 16/04/1996

3. O primeiro confronto na Liga dos Campeões

Bayern e Barcelona caíram no mesmo grupo da Liga dos Campeões, o que garantiria mais dois jogos no histórico das equipes.

O primeiro, disputado na Alemanha, terminou 1x0 para os alemães, gol de Effenberg após assistência de cabeça de Élber. 

Effenberg e Rivaldo disputam a bola no primeiro jogo entre os dois clubes na Liga dos Campeões, dia 21/10/1998

4. Mais uma vez no Camp Nou, mais uma vitória 

No segundo jogo, no Camp Nou, mais uma vez vitória do Bayern de Munique dessa vez por 2x1. O jogo foi quente, nervoso, e muito por um gol mal anulado do Barcelona que incendiaria o jogo. De pênalti, Giovanni abriu o placar para o Barcelona.

O Bayern conseguiu empatar a partida após Élber brigar pela bola, um desvio da zaga Barcelonista até que Zickler bate forte. O jogo permaneceu lá e cá, com os dois times desperdiçando chances, mas Salihamidzic não desperdiçou e deu números finais a partida. 

Élber, que viria ser um ídolo histórico do Bayern, foi fundamental no jogo dia 04/11/1998

5. Agora no Camp Nou, uma goleada sofrida por um histórico Barcelona 

Já estava na hora desses dois gigantes medirem forças no mata-mata da principal competição da europa, e em 2008-09 isso aconteceu.

Com um primeiro tempo arrebatador, o Barcelona arrasou o Bayern de Munique por 4x0 com dois gols de Messi, um gol de Eto'o e um de Henry. Detalhe que todos os gols foram marcados no primeiro tempo.

Imparável, Messi comanda a goleada do Barcelona pra cima do Bayern dia 08/04/2009

6. Empate e eliminação

No jogo da volta, na Allianz Arena, os dois times empataram por 1x1. Ribéry marcou para o Bayern e Keita empatou para o Barcelona. 

Lahm tenta parar Messi, acompanhado por Ribéry e sob olhar de Zé Roberto, dia 14/04/2009

7. Pela semifinal da Liga dos Campeões de 2013-14, o Bayern massacrou do Barcelona

O primeiro jogo da semifinal foi disputado na Alemanha, e Thomas Müller (falaremos muito dele aqui) aproveitando a cabeçada do zagueiro Dante e também de cabeça inaugurou o marcador. O Bayern abusava das jogadas aéreas e dessa vez foi Thomas Müller quem serviu para Mário Gomez para ampliar.

Em jogada espetacular pela direita, Robben entorta a marcação e amplia o marcador. No fim, após ótima jogada de Alaba pela esquerda, Thomas Müller como um autêntico centroavante marca e dá números finais ao massacre. 4x0.

Schweinsteiger, um dos líderes do massacre alemão e Messi incrédulo, dia 23/04/2013

8. A volta no Camp Nou, nada diferente, outro massacre!

No segundo jogo, parecia que o Barcelona iria segurar o ímpeto do time alemão. É, parecia... apenas parecia. Após um primeiro tempo truncado, no segundo tempo Robben faz uma jogada espetacular, entorta a marcação e marca um golaço! 

Logo depois, Schweinsteiger faz jogada pela esquerda e cruza, Piqué dá uma canelada horrorosa na bola e marca contra. E o Bayern queria mais, e Thomas Müller marca de cabeça põe fim a mais uma vitória acachapante. 3x0.

Jogadores do Bayern comemoram mais uma goleada diante do Barcelona, dia 01/05/2013

9. A entortada de Messi pra cima de Boateng

Novamente pelas semifinais da Liga dos Campeões, Bayern x Barcelona se enfrentaram. O primeiro jogo foi histórico pelo gol espetacular de Messi, numa das mais monstruosas exibições do argentino que eu vi. O Bayern segurava o Barcelona, até que Messi decidiu resolver e em lances individuais, fez dois gols. Neymar fez mais um no finzinho e decretou a derrota do Bayern por 3x0.

Messi entorta Boateng, que cai na grama de maneira bisonha no dia 06/05/2015

10. Na volta, vitória do Bayern, mas eliminação

O Bayern tinha uma missão árdua, quase impossível: fazer no mínimo 3 gols e parar o trio MSN (Messi, Suárez e Neymar). Benatia aos 7 minutos deu esperança aos alemães, mas Neymar com dois gols praticamente seguidos virou pro Barcelona. No segundo tempo, Lewandowski faz belo gol e empata, Thomas Müller vira pro Bayern e é só. 3x2 e vaga na final pro Barcelona.

Jogadores do Barcelona comemoram a classificação, Lewandowski (que jogou de máscara por causa de uma pancada) sofre, dia 12/05/2015

11. "Meu Deus, Bayern! Inacreditável"

Com a pandemia assolando o mundo, a Uefa decide levar todos os times envolvidos no mata-mata para Portugal, país que vinha sofrendo menos com a Covid 19, e fazer uma espécie de bolha. Sem público nos estádios, os torcedores perderam a chance de ver o pior massacre que o Barcelona já sofrera em competições européias. Impiedoso, o Bayern contou com praticamente tudo que o Futebol pode lhe oferecer para aplicar um sonoro 8x2 no Barcelona, no estádio da Luz em Lisboa.

Thomas Müller 2x., Philippe Coutinho (que era jogador do Barcelona emprestado ao Bayern) 2x, Perisic, Gnabry, Lewandowski e Kimmich marcaram pro Bayern. Alaba contra e Suárez diminuíram o vexame para os catalães.

O peso desse jogo foi tanto que após ele, o Barcelona decidiu decretar o fim de uma Era: Suárez e Messi puxaram a fila dos jogadores que saíram, o treinador foi demitido, membros da diretoria foram afastados, Presidente do clube cassado entre outros fatos.

A imagem do dia 14/08/2020 diz tudo

12. Encontro no ano seguinte

Na fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada seguinte, novamente os dois times caíram no mesmo grupo e o Bayern passou a fazer o Barcelona sofrer seguidas derrotas duras, algumas humilhantes, mas nem tanto quanto os 8x2.

No Camp Nou,  o Bayern venceu por 3x0 sem se esforçar diante de um Barcelona jpa enfraquecido por uma crise financeira. Gols de Müller e dois de Lewandowski.

A dupla artilheira no Camp Nou no dia 14/09/2021

13. Mais um 3x0, agora, na Allianz Arena 

Semana depois os dois times voltaram a se enfrentar e mais uma vez o Bayern passou pelo Barcelona de forma fácil, contundente e arrasadora. Um 3x0 construído com gols de Müller, Sané e Musiala. 

Naquela altura o Bayern era a equipe a ser batida na Europa, azar do Barcelona. Imagem do dia 08/12/2021

14. Agora Lewandowski é rival. Mas e daí?

Querendo respirar novos ares e atrás de novos desafios, Lewandowski (que tinha mais um ano de contrato com o Bayern) força a sua saída do clube o faz vendê-lo por cerca de 50 milhões de euros ao Barcelona. Quis o destino que esses dois caíssem novamente na fase de grupos da Champions League.

No primeiro jogo, na Allianz Arena, o Barcelona até começou bem, mas resistir ao Bayern parece tarefa quase impossível para o clube catalão. Com gols de L. Hernandez e Sané, o Bayern venceu por 2x0 e sobrou num grupo com Internazionale e Viktoria Plzen. 

Bem marcado, Lewandowski vê o Barcelona sucumbir diante do Bayern mais uma vez no dia 13/09/2022

15. Tchau, Lewa! Boa sorte com seu novo desafio

De volta ao Camp Nou, o Barcelona (que já entrou em campo eliminado da Champions League) mais uma vez não viu a cor da bola nos pés do Bayern. Com gols de Mané, Choupo-Moting e Pavard, o Bayern saiu da Catalunha mais uma vez com uma grande vitória, mais uma grande atuação diante de um Barcelona cada vez mais freguês.

Jogadores do Bayern comemoram mais uma grande vitória no Camp Nou dia 26/10/2022

Números finais:

Além desses 15 confrontos oficiais, tivemos mais 2 amistosos não pautados na matéria. Em 2011, pela Copa Audi, o Barcelona venceu por 2x0 com dois gols de Thiago. Em 2013, o Bayern venceu um amistoso também por 2x0 com gols de Lahm e Mandzukic.

Isso posto, vamos aos números oficiais:

Em 15 jogos são 11 vitórias do Bayern, 2 empates e 2 vitórias do Barcelona.

O artilheiro: Thomas Müller 

São 9 jogos contra o Barcelona: 8 gols, 7 vitórias e 2 assistências.


Nenhum comentário