Ad Home

Últimas

Por que Hansi Flick foi demitido da seleção alemã? Não foi só pelo atropelo do Japão

A goleada por 4x1 sofrida pela seleção alemã diante do Japão, no sábado (09), foi a gota d'água para Hansi Flick. O treinador não resistiu ao vexame na cidade de Wolfsburg e foi demitido do comando da Mannschaft.

Ele deixa a equipe com 25 jogos disputados, com 12 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Foram 60 gols marcados e 30 sofridos.

Para o amistoso contra a França, na terça-feira que vem, os auxiliares Rudi Völler e Sandro Wagner serão os comandantes.

Mas por que Hansi Flick foi demitido? 

É claro que não foi apenas por conta do jogo contra os japoneses. O treinador já havia ficado na corda bamba depois da eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, no Catar, mas ganhou um voto de confiança dos dirigentes.

Como a Alemanha já está classificada para Euro 2024 por ser país sede, a equipe não disputa as eliminatórias da competição. Portanto, 2023 será apenas de amistosos.

Até o momento já foram 6 amistosos disputados no ano, com apenas uma vitória (2x0 sobre o Peru), um empate (3x3 contra a Ucrânia) e 4 derrotas (1x4 Japão, 0x2 Colômbia, 0x1 Polônia e 2x3 Bélgica).

Mas vamos analisar o último jogo, que foi o atropelo sofrido diante dos japoneses.

Flick deixou Leon Goretzka de fora da convocação e esse foi seu primeiro erro. A temporada passada do meia do Bayern foi abaixo da média, de fato, mas não se pode abrir mão de um jogador que já mostrou ser bastante útil.

Não é de hoje que a Alemanha sofre com a ausência de laterais de alto nível. Contra o Japão, Flick improvisou o volante Joshua Kimmich na direita e o zagueiro Nico Schlotterbeck na esquerda. Foi uma tentativa? Foi. Mas não deu nada certo.

No miolo de zaga, Niklas Süle provou que não tem condição de ser titular da seleção alemã. Nem do Borussia Dortmund ele é titular absoluto, às vezes sendo preterido por Hummels ou pelo próprio Schlotterbeck.

Emre Can também não rende na Alemanha. Nunca rendeu. Por mais que venha de uma grande temporada 2022/2023 pelo BVB, nunca se firmou na seleção. Então por que a insistência?

Foram poucos os que se salvaram contra o Japão. Wirtz e Sané ficaram acima da média dos outros, enquanto ter Stegen não teve culpa nos gols sofridos.

E a renovação que Hansi Flick estava incumbido de fazer, ficou só na ideia. Tanto que o treinador teve que apelar para a convocação do experiente Thomas Müller, que não tem boa atuação com a camisa do time nacional desde a Copa de 2014.

O ataque, aliás, é um problema. Para uma equipe que já teve os decisivos Gerd Müller, Klinsmann, Bierhoff e Klose ao longo da história, não tem como ficar dependente de Timo Werner, Niclas Füllkrug e afins. O próximo treinador terá a difícil missão de achar um "homem-gol" alemão.

Sem esse camisa 9, Flick chegou a improvisar Havertz e Gnabry na função. E, claro, sem muito sucesso.

A Eurocopa 2024 já está batendo na porta da Alemanha. Quem será que chega para colocar ordem na casa? Posso deixar meu desejo? Quero muito ver Jürgen Klopp na seleção alemã.

7 comentários:

  1. ufa ! nada contra o Hans , mas graças a Deus !!!!

    ResponderExcluir
  2. O problema não é só o treinador. Vejam, precisou chegar ao caos, pra dispensar o treinador, faltando menos de um ano para a Euro em casa! Evidencia uma deficiência muito maior do que apenas dentro de campo. A geração atual é fraca, há jogadores na seleção alemã que não integrariam outras seleções. A Alemanha está muito atrás das grandes seleções europeias e esta questão não será vencida em menos de um ano, será preciso mais tempo. O novo treinador terá a missão de fazer com que a seleção passe da primeira fase na Euro, uma missão difícil, dado o momento, o tempo disponível e principalmente o material humano de que ele dispõe! A situação do futebol na Alemanha é muito mais complicada do que uma simples troca de técnico possa sugerir. E pra terça feira, em que pese a França já anunciar um time alternativo (poupando os principais jogadores), o resultado do jogo pode ser catastrófico. A França hoje, mesmo com reservas, tem condições tranquilas de golear impiedosamente a Alemanha. Pode vir um chocolate daqueles...

    ResponderExcluir
  3. A situação da seleção alemã é dramática na medida que está as vésperas de disputar um Euro em casa e não tem um time formado! Está sem treinador! Os dirigentes são fracos, não se dispõe de uma geração razoável de jogadores, muitos deles não são destaques em seus clubes, há uma deficiência técnica clara e note-se que são jogadores selecionados. Dirigir seleções não é o o desejo dos grandes treinadores, isto é fato! Neste cenário a DFB terá dificuldades. Se a Alemanha joga-se hoje contra uma seleção da qualidade da espanhola, ficaria numa situação terrível, certamente haveria a real possibilidade de levar uma goleada de 6 ou 7, dado a diferença técnica entre o futebol atual entre ambas! Este jogo contra a França, na terça-feira pode se transformar num vexame abissal, fazendo parecer uma goleada, em casa, pro Japão, apenaa um resultado ruim... Realmente a situação da seleção alemã é trágica, sabe-se lá onde isto vai parar, hoje a Alemanha perde de 3, de 4 pra adversários classe B, mas pode levar de 7 ou 8 de seleções como a Espanha. É impressionante como o nível técnico do futebol alemão vem despencando ano após ano!

    ResponderExcluir
  4. Realmente este amistoso próximo contra a França tende a ser mais um vexame alemão e dos grandes! A França não é o Japão! Mesmo que seja um amistoso e que a França entre com um time alternativo, mesmo assim, mesmo jogando na Alemanha, dado a atual fragilidade da seleção alemã é bem possível um placar elástico a favor dos franceses (tem a questão da rivalidade, acho que a FFF não vai aliviar...). Seria bom a Alemanha armar uma retranca pra perder de pouco, se for pra cima da França, ainda que esta com um time B, arrisca levar um "sacode", aliás, outro, só que a França tem condições de golear forte esta seleção alemã! Tende a ser um dia difícil (mais um!). A Alemanha se tornou a "baba" da europa... impressionante!

    ResponderExcluir
  5. Declaração do Voeller (técnico interino pro jogo contra a França, amanhã) de hoje, na coletiva de imprensa em Dortmund: "- socorro, me tirem desta!!!" Hahahahaaaaa... caramba, em que fria o Rudi se meteu... logo ele, um campeão do.mundo, no meio destes pernas de pau de hoje! Complicado pra ele!

    ResponderExcluir
  6. Acabou há pouco: portugal 9x0 luxemburgo! Ihhhhh,alemanha, abre o olho amanhã com a França...

    ResponderExcluir
  7. Quando Hansi Flick assumiu o comando da seleção nacional ele cometeu erros de seu antecessor , o Joaquim Low, chamando jogadores inexpressivos e muitos remanescentes da geração de 2014. Enquanto a seleção depender de Timo Werner , Thomas Müller , Sule e outros jogadores fracos e que não dão certo na seleção , a tendência é o time passar vexame. Amanhã contra a França a possibilidade de levar uma goleada é bem alta.⚽🇩🇪

    ResponderExcluir