Ad Home

Últimas

Stuttgart e Hoffenheim compartilhando um bom início de Bundesliga!

Por Guilherme Costa

O início de uma nova temporada sempre guarda novas esperanças. Mas é impossível não usar as temporadas anteriores como premissa para a nova (além, claro, da atuação da equipe no mercado de transferência), criando expectativas diferentes entre cada equipe. É o que ocorreu com o Stuttgart e o Hoffenheim: duas equipes que não tiveram uma complicada temporada passada.

Para os Suábios, a expectativa estava longe de ser das melhores, já que a equipe viu a segunda divisão bem de perto (com direito a salvação nos Playoffs de acesso, na última temporada) e com algumas saídas de alguns jogadores importantes, como as de Wataru Endo e Konstantinos Mavropanos. As duas primeiras rodadas foram típicas do então atual cenário do Stuttgart: vitória (por goleada) contra o Bochum - um dos adversários contra o rebaixamento na temporada passada - e derrota por goleada, contra o Leipzig - uma das equipes mais fortes da Bundesliga. Entretanto as três vitórias seguintes, incluindo uma goleada contra o Freiburg, deram uma nova perspectiva a equipe.

Reprodução: Facebook/ VFB Stuttgart

A campanha da temporada passada do Hoffenheim, para mim, esteve ligada ao nível de desempenho que o time podia mas que não conseguiu atingir; tanto que nos confrontos diretos, o Hoffenheim foi amplamente superior. A derrota para o Freiburg na primeira rodada e a vitória construída nos últimos dez minutos do jogo contra o Heidenheim, não criaram as melhores expectativas sobre o trabalho do técnico Pellegrino Matarazzo. Assim como o Stuttgart, os Hoffe também emendou três vitórias seguidas, com direito a vitórias categóricas contra o Wolfsburg e o Union Berlim.

Para além do bom início dos dois times, outras semelhanças também são notáveis.

Os técnicos

Pellegrino Matarazzo e Sebastian Hoeness são velhos conhecidos das equipes citadas aqui. Hoeness comandou a equipe de Sinsheim, entre as temporadas de 20/ 21 - 21/22, em 81 jogos. Após duas temporadas de meio de tabela, Hoeness teve a sua passagem pelo Hoffenheim encerrada. Pellegrino Matarazzo esteve a frente da sua antiga equipe em cem partidas e foi o treinador responsável pelo acesso do Stuttgart, na temporada 19/20; na temporada seguinte, fez uma campanha segura com a equipe recém promovida à Bundesliga. Mas as duas temporadas seguintes foram péssimas e no início da temporada 22/23, a história com os Die Roten foi interrompida.

Ambos chegaram na reta final da temporada passada, com a missão de salvar as suas respectivas equipes do rebaixamento e tiveram êxito no fim do campeonato.

Janela de transferência

Embora o Stuttgart tenha tido baixas na janela de transferências, o trabalho de contenção de danos foi muito bem executado, tendo destaque para a compra em definitivo do atacante, Serhou Guirassy - atual artilheiro da equipe; Angelo Stiller (ex Hoffenheim), Alexander Nubel e Deniz Undav também estão entre os destaques. O Hoffenheim também viu o adeus de jogadores importantes, como o do atacante Christoph Baumgartner e do lateral/ ala, Angelino. Mas também foi às compras para reforçar o setor defensivo e as baixas no ataque.

Stuttgart e Hoffenheim contam com quatro vitórias e uma derrota, em cinco jogos. Por ter um saldo maior, o Stuttgart está na terceira posição - duas acima do Hoffenheim. Além de estarem empatados em números de pontos (entre algumas outras semelhanças), as duas equipes também compartilham do mesmo entusiasmo do inesperado bom início de campeonato!

Próximo jogos

Stuttgart: Colônia (F), Wolsfburg (C) e Union Berlin (F)

Hoffenheim: Borussia Dortmund (C), Werder Bremen (F) e Eintracht Frankfurt (C)

Nenhum comentário