Ad Home

Últimas

Que dia... Colônia anuncia a demissão de Steffen Baumgart, e sofre 'Transferban' até janeiro de 2025

Por Guilherme Costa

Nesta quinta-feira (21), o Colônia anunciou o desligamento do treinador Steffen Baumgart, em decisão tomada de comum acordo entre o treinador, Christian Keller (diretor geral) e Thomas Kessler (chefe de futebol). O técnico de 51 anos disputou 98 jogos, tendo 32 vitórias, 28 empates e trinta e oito derrotas.

Baumgart estava há pouco mais de pouco mais de dois anos no comando dos Bodes, tendo levado a equipe à classificação da Conference League na temporada 21/22 - além da campanha relativamente sólida na temporada passada da Bundesliga. Mas o fraco início da atual temporada (duas vitórias, quatro empates e dez derrotas e uma eliminação para o Kaiserslautern na segunda rodada da Copa da Alemanha), foram definitivos para a decisão do comando técnico do Colônia.

Reprodução: Facebook/ 1. FC Köln


Entre declarações do treinador e diretoria, Baumgart comentou:

[...]"Todos podem imaginar que a decisão de deixar o FC [Colônia] não foi fácil para mim. O clube tornou-se a minha casa nos últimos dois anos e meio. O que conseguimos aqui, juntamente com a equipe, a minha equipe técnica, mas também com todo o clube, deixa-me orgulhoso. Ao mesmo tempo, essa é também a razão pela qual tive agora a sensação de que era necessária uma mudança."

Não obstante aos efeitos do péssimo início de temporada, ontem (também) o Colônia recebeu a confirmação da proibição de contratações por duas janelas de transferências (até janeiro de 2025), por causa da contratação do centroavante Jaka Cuber Potocnik, ex-Olimpija Ljubljana.

A transação envolvendo o jovem jogador esloveno e o clube alemão foi considerada ilegal pelo Tribunal Arbitral do Esporte, uma vez que Potocnik rescindiu o contrato com o seu clube formador, sem aviso prévio, sendo contratado logo depois pelo Colônia, sem o pagamento duma taxa de transferência. O Ljubljana acionou a FIFA, cobrando cerca de 2,5 milhões de euros (pedido inicialmente rejeitado pela entidade); entretanto o atacante foi multado em 52 mil euros, valor pelo o qual o seu atual time (Colônia) ficará responsável.

A primeira sentença havia sido anunciada no dia 1 de fevereiro deste ano, sendo anunciada ao clube alemão no dia 29 de março. O Colônia recorreu e, em 26 de maio, a decisão foi suspensa... até ontem.

Nenhum comentário