Ad Home

Últimas

É chegada a hora de convidar uma seleção europeia para a Copa América?

A Copa América é uma das maiores competições de seleções do futebol americano. Ela reúne 16 equipes em um torneio dividido em fase de grupos e depois em uma etapa eliminatória. Geralmente, uma das convidadas é uma seleção de fora do continente americano.

Já ultrapassou de 10 o número de seleções convidadas para participar da Copa América em toda a história dessa competição. Na edição de 2024, por exemplo, serão 6 seleções da Concacaf convidadas.

Observando o retrospecto de seleções convidadas para a Copa América, é possível notar um fator em comum em mais de 100 anos de realizações dessa competição: a ausência de uma seleção europeia.

Dada a discrepância do Brasil frente seleções europeias, alguns fãs de futebol começaram a se perguntar o motivo do porque não haver nações europeias para a disputa dessa competição. Afinal, seria uma maneira das equipes americanas se prepararem melhor para confrontos com europeus.

O convite para que as seleções europeias joguem a Copa América já foi realizado no passado. Entretanto, ele não foi aceito pela Espanha em 2011. Além disso, vale a pena avaliar o debate de até que ponto uma seleção europeia impactaria as chances de sucesso das equipes americanas.

Porque as seleções são convidadas para a Copa América

Primeiramente, é interessante entender o motivo da CONMEBOL convidar seleções para a realização da Copa América. A razão por trás disso é o fato de existirem 10 países afiliados e é preciso pelo menos 12 participantes para a competição ser viabilizada.

Portanto, pelo menos duas seleções precisariam ser convidadas para que a Copa América possa acontecer. Essa é a mentalidade adotada pela CONMEBOL para convidar outras seleções para a competição, tornando-a mais disputada.

Algumas das seleções que já foram convidadas para a Copa América são as seguintes:

  • México;
  • Costa Rica;
  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • Jamaica;
  • Catar;
  • Honduras;
  • Haiti; e
  • Panamá.

Uma peculiaridade é que nenhuma das seleções convocadas para a Copa América, até o momento, é europeia.

As seleções europeias mostraram crescimento vertiginoso no futebol mundial ao longo dos últimos anos. Desde o título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 2002, todos os outros campeões foram europeus.

As chances do Brasil são impactadas pela presença da Alemanha?

O Brasil tem grandes chances de título da Copa América em qualquer edição dessa competição. Mas, será que a participação de uma seleção europeia impactaria suas chances de título.

Na edição de 2024, por exemplo, as chances do Brasil vencer a Copa América são muito maiores do que em outros países participantes dessa competição. Porém, sem a participação de uma seleção europeia na disputa.

Considere a Alemanha como convidada da Copa América. Os alemães têm um retrospecto de muita rivalidade com os brasileiros. Entretanto, na última partida, o Brasil venceu a Alemanha por 1 a 0 em um amistoso em 2018.

Mesmo com a presença de uma seleção europeia, o Brasil teria boas chances de vencer a Copa América por ter um histórico relevante na competição. Isso é o que aponta o seu confronto contra convidados a Copa América.

Em 1995, o Brasil eliminou os Estados Unidos nas semifinais. No ano de 1997, os brasileiros venceram o México. Existem também outros triunfos ao longo da história da competição, o que traz uma boa probabilidade de que a Seleção Brasileira consiga vencer a alemã.

Soma-se a isso o fato da Alemanha não conseguir sair do zero contra alguns de seus adversários. Essa instabilidade também poderia ser aproveitada pelo Brasil. Portanto, de um modo geral, a presença de um europeu dificilmente impactaria as chances da Seleção Brasileira.

Por que a Espanha recusou o convite em 2011?

A CONMEBOL convidou a Espanha para a Copa América de 2011. Porém, a Seleção da Espanha recusou o convite. O motivo da recusa tem total relação com as férias europeias, mesmo que muitos dos atletas convocados para a Copa América jogue no futebol europeu.

A situação pode se repetir em mais um convite para que uma seleção europeia esteja presente na Copa América. Porém, a falta de competitividade de algumas seleções americanas pode servir de incentivo para que um europeu seja convidado para edições futuras.

Enquanto isso, as seleções americanas tentam disputar o título da Copa América em mais uma edição que promete fortes emoções aos espectadores.

Nenhum comentário