Bundesliga vai adotar regra que deu certo na Euro 2024 e, também, ficar na cola dos goleiros
Kicker / Imago |
A DFB (Federação Alemã de Futebol) anunciou que a "regra da reclamação", adotada pela Uefa na Euro 2024 e que deu muito certo, também será introduzida na Bundesliga a partir da temporada 2024/2025.
Na prática, apenas os capitães de cada time podem reclamar com o árbitro, seja qual for a situação.
Esse novo regulamento será aplicado nas três ligas profissionais masculinas (Bundesliga, 2.Bundesliga e 3.Liga), bem como nas ligas nacionais femininas, ligas amadoras e todas as competições de Copa e categorias de base.
→ Confira a movimentação do mercado da bola na Alemanha
O objetivo é evitar a formação de grupos de jogadores em volta do árbitro e permitir que o jogo seja retomado mais rapidamente.
E na regra há uma exceção: se o goleiro for o capitão, um jogador de linha é designado, antes do jogo, para ser o responsável a se dirigir ao árbitro.
Os capitães também são responsáveis por garantir que seus companheiros mantenham distância dos árbitros e não os assediem. A DFB informou que "um jogador que ignore o papel do seu capitão, reclame com o árbitro ou se comporte de forma desrespeitosa, será advertido".
Os 6 segundos do goleiro
Além disso, a Federação Alemã avisou que a arbitragem ficará mais atenta com a regra dos 6 segundos para goleiros.
Os árbitros deverão agir preventivamente se um goleiro ficar com a bola nas mãos por muito mais tempo do que os 6 segundos permitidos na regra do futebol.
Em caso de retardamento claro do jogo, o arqueiro deve ser advertido com cartão amarelo e será concedido um tiro livre indireto dentro da área à equipe adversária.
Nenhum comentário