Ad Home

Últimas

A 2.Bundesliga segue gigante na sua 50ª edição, e inicia com o clássico entre Colônia e Hamburgo

Por Guilherme Costa


Na próxima sexta-feira (2) começará a temporada 2024/25 da 2.Bundesliga. A segunda divisão da Alemanha, uma das melhores entre as divisões de acesso das grandes ligas europeias, promete ser outra edição especial. A começar pelo quinquagésimo ano da fundação da liga, passando pelas grandes equipes que estarão no campeonato, além do final tradicionalmente apertado nas duas pontas da tabela.

A abertura será com o clássico entre Colônia e Hamburgo, às 15:30, horário de Brasília. O confronto marca o reencontro do atual técnico do Dinossauro, Steffen Baumgart, com o seu antigo clube. Outro "ex" que poderá estar em campo é o atacante Davie Selke (embora ele seja dúvida, devido a uma lesão em abril), que chegou em Hamburgo para esta temporada.

Baumgart comentou a respeito do reencontro com a torcida dos Bodes: "Claro que é um jogo especial, porque me diverti muito em Colônia. Mas agora: só HSV! E é exatamente assim que queremos ir para lá e depois ter um desempenho adequado."

Do outro lado, os donos da casa no confronto de abertura da temporada terão a estreia do novo técnico, Gerhard Struber (ex - Salzburg), que comentou sobre as expectativas para a sua próxima empreitada: "Para nós, estamos apenas ansiosos. Sentimos uma certa euforia no clube. Todos estão felizes por estar começando de novo e isso é bom. Mas não se trata de contar histórias, trata-se de vencer".

E vencer é o que todos querem!

Por mais que a Alemanha tenha ganho a Copa de 2014, e o Bayern uma Champions neste meio tempo (além do título da Europa League do Eintracht Frankfurt), o futebol alemão tem passado - de certa forma - por uma crise. Times tradicionais, como o Stuttgart, Werder Bremen e Schalke, têm caído com frequência. O Hamburgo caiu, e não voltou. O Nuremberg convive com flertes com a terceira divisão. O Kaiserslautern, ficou quatro temporadas da "terceirona". Tudo isso impacta na qualidade do campeonato, que perdeu a competitividade nos últimos doze anos.

Em compensação, a disputa na segunda divisão alemã está cada vez com o nível elevado, com diversas rivalidades e novas histórias para serem contadas (como a do Elversberg, na temporada passada). Para 24/25, são onze campeões alemão (Eintracht Braunschweig, Colônia, Fortuna Düsseldorf, Greuther Fürth, Hamburgo, Hannover, Hertha Berlin, Kaiserslautern, Karlsruher, Nuremberg e Schalke 04), e alguns clássicos notáveis, como Fortuna Dusseldorf x Colônia. Hannover x Eintracht Braunschweig e Nuremberg x Greuther Furth.

Para além dessas histórias, há sempre algumas que já são padrões, como o desempenho das equipes que subiram de divisão (Jahn Regensburg, Preussen Munster e Ulm), o tão aguardado acesso do Hamburgo, o desempenho das equipes rebaixadas da Bundesliga (Colônia e Darmstadt), e as surpresas que a temporada irá causar. A partir da próxima sexta, serão dez meses de pura intensidade na 2.Bundesliga!

Nenhum comentário