As zebras quase deram as caras no primeiro dia do retorno da Copa da Alemanha
Por Guilherme Costa
Reprodução: Facebook/ Hoffenheim |
Uma das introduções mais corriqueiras para o início dos campeonatos estaduais, era que as equipes do interior teriam mais facilidade no começo da competição, devido ao fato do tempo de preparação para ter se iniciado bem antes do que a dos times grandes (que na época tinham pouco tempo para descanso e para uma pré temporada adequada). Nos últimos anos isso mudou um pouco, mas na Alemanha há uma certa semelhança no que diz respeito ao início da Copa da Alemanha - com as devidas adaptações, claro.
Nesta sexta-feira (16) foi dado o pontapé na temporada 24/25 da DFB Pokal, a Copa da Alemanha, com quatro jogos: Wehen Wiesbaden x Mainz; Würzburger Kickers x Hoffenheim; Hallescher x St. Pauli e Ulm x Bayern de Munique, marcando a estreia oficial das equipes da elite alemã na nova temporada. Ao contrário das equipes da Bundesliga, os times que estão na segunda, terceira e quarta divisão, iniciarão os seus respectivos campeonatos no início de agosto.
Essa diferença no ritmo de jogo se traduziu nos resultados de três dos quatro confrontos. O Mainz saiu atrás do Wiesbaden (da terceira divisão), conseguindo o empate somente no segundo tempo, definindo o confronto, em 3 a 1, somente na prorrogação. O St. Pauli estava perdendo para o Hallescher (da quarta divisão) até o minuto 94, quando Adam Dźwigała empatou para os Piratas; a virada veio no segundo tempo da prorrogação. A estreia do Hoffenheim conseguiu ser a mais dramática, com o time sofrendo o primeiro gol aos 11 minutos de jogo, numa falha clamorosa do goleiro Luca Philipp, e sofrendo o 2 a 1 na prorrogação; coube a Marius Bülter empatar o jogo no segundo tempo da prorrogação, para os Hoffe confirmarem a classificação na disputa de pênaltis - com direito a uma defesa do goleiro Philipp, que quase falhou outras três vezes durante o jogo.
“Depois desta montanha-russa, avançar é a única coisa que conta. O Würzburg esteve muito bem, nós não e depois aconteceu um jogo como este. Temos que aprender com isso agora. Vamos nos preparar para o jogo contra o Holstein Kiel [em jogo válido pela primeira rodada da Bundesliga]. Estamos analisando os erros de hoje e trabalharemos duro para começar bem a Bundesliga.” Comentou o zagueiro, Anton Stach, que resumiu os confrontos de abertura da competição.
Todos os três confrontos foram jogos equilibrados, onde as equipes favoritas claramente estavam num ritmo físico menor que os seus adversários. Apenas o poderoso Bayern de Munique, que não deu sopa para o azar, venceu o Ulm por 4 a 0, na estreia de Vincent Kompany.
Em uma competição conhecida por grandes surpresas, a sexta-feira de Copa da Alemanha quase nos brindou com vitórias surpreendentes. A competição seguirá amanhã, domingo e segunda-feira, com os times da Bundesliga com a atenção redobrada para não caírem logo na primeira rodada.
Nenhum comentário