Conversamos com o CEO do Canal GOAT sobre Bundesliga e streaming. E ele palpitou sobre o campeão
A temporada 2024/2025 da Bundesliga já está em andamento e, aqui no Brasil, o torcedor pode acompanhar aos jogos da competição no Canal GOAT, um dos principais parceiros do Alemanha FC. E tudo de graça.
O GOAT tem pouco mais de um ano de vida e, atualmente, conta com mais de 3,6 milhões de inscritos no YouTube. Além do Alemão, o canal transmite outros campeonatos, como a Liga Saudita e a Série B do Brasileirão, entre outros torneios.
E para falar um pouco sobre as expectativas e persperctivas da nova temporada na Alemanha, nós conversamos com Ricardo Taves, CEO do Canal GOAT. Ele também deu seu palpite sobre quem leva o título e falou do futuro das transmissões esportivas no streaming.
Confira abaixo o bate-papo:
A temporada 2024/2025 da Bundesliga já começou e o Canal GOAT, mais uma vez, mostrará os jogos. Qual a expectativa para as transmissões?
Estamos muito contentes com mais um ano exibindo a Bundesliga. A edição passada foi muito bem recebida pelo nosso público, mesmo com o canal começando a dar os primeiros passos. Chegamos a mais de 35 milhões de views únicos na temporada da Bundesliga e nossa expectativa é superar este número na temporada 2024/25.
Por que a Bundesliga? O processo de negociação com os alemães teve algum entrave ou exigência diferente?
Trouxemos a Bundesliga porque é um campeonato de ótimo nível e que agrega muito valor de marca ao GOAT. Os números do primeiro ano foram excelentes, tivemos patrocinadores interessados, então colaborou para que fechássemos novamente.
Você acha que a pouca quantidade de jogadores brasileiros na Alemanha pode afastar os internautas das transmissões? Ou isso é irrelevante?
Não tenho dúvidas de que um número maior de jogadores brasileiros atrairia mais audiência aqui no Brasil. No entanto, a Bundesliga é um produto consolidado, com equipes muito tradicionais e protagonistas no cenário europeu – teve dois semifinalistas e um finalista da última UEFA Champions League –, jogadores espetaculares e, no ano passado, ainda apresentou uma história inédita e muito emocionante com o Bayer Leverkusen do Xabi Alonso. Mesmo novamente sem a chegada de muitos jogadores brasileiros, a nossa expectativa segue otimista e bastante alta.
Quem você acha que será o campeão?
Até o início da temporada 2023/24, certamente eu teria menos dificuldade em responder a sua pergunta. Iria responder Bayern de Munique sem pestanejar. Com o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, a coisa complicou. Pela história inédita e incrível contada na última edição da Bundesliga – que se repetiu na rodada de abertura da atual temporada! –, vou torcer pelo Bayer Leverkusen. E meu voto acompanha a torcida: a equipe de Xabi Alonso leva o Bi.
Transmissões esportivas via streaming, fora da TV convencional, seja aberta ou a cabo, é um caminho sem volta? Quais as perspectivas para os próximos anos nesse cenário?
Sem dúvida, é um caminho sem volta. Os números mostram que o público entre 18 e 44 anos, já adotou o consumo do streaming e acho praticamente impossível ter alguma mudança no curto prazo. A comunicação é um processo vivo de evolução e não sei te responder sobre o futuro, pois a história nos mostra que é um constante processo de adaptação e novos consumo, como já aconteceu com o rádio, mas o presente e o futuro próximo são bastante promissores para o streaming.
E o que esperar especificamente do Canal GOAT? Mais eventos? Mais novidades?
Temos o mesmo propósito de levar esporte gratuito, mas a forma como entregamos é um desafio diário. Percebo que estamos sempre um passo à frente e, quando as tecnologias e o comportamento do público mudam, nós estamos preparados. Existem negociações avançadas com mais torneios, mas vamos sempre com muita estratégia. Por agora, lançamos cinco novos programas, com mais de seis horas diárias de conteúdo grátis, e um canal de cortes extras, com conteúdos pensados estrategicamente para justamente essas mudanças de consumo.
Algum recado ou consideração importante para os torcedores que vão acompanhar a Bundesliga no GOAT?
Estamos a cada dia trazendo melhorias na forma como entregamos os nossos produtos. As narrações e comentários são o tempero principal da nossa programação, com a linguagem correta, pensada no nosso público, e com conteúdo muito bem estudado; além da interação com o chat durante todo o tempo. Assim o torcedor tem acesso grátis ao melhor da Bundesliga no Brasil.
O GOAT tem pouco mais de um ano de vida e, atualmente, conta com mais de 3,6 milhões de inscritos no YouTube. Além do Alemão, o canal transmite outros campeonatos, como a Liga Saudita e a Série B do Brasileirão, entre outros torneios.
ResponderExcluirfinancial planning and analysis
online business from home