Bayer Leverkusen está pronto para se provar contra o Liverpool
Por Guilherme Costa
Reprodução: Facebook/ Bayer 04 Leverkusen |
Durante a grande campanha invicta que garantiu o título inédito da Bundesliga, foi comum pessoas dizerem que se o Bayer Leverkusen estivesse na Champions League, era provável que o time chegasse à - no mínimo - uma semifinal. Se na Europa League, a equipe comandada por Xabi Alonso só foi perder na final (a única derrota durante toda a temporada 23/24) para a Atalanta, num jogo em que o time alemão esteve apático - além de uma escalação bem contestável, na atual temporada da Champions League os Leões ainda não perderam.
Sete pontos. Duas vitórias e um empate. Duas vitórias contra times tradicionais e campeões da competição (Feyenoord e Milan) e um empate contra o surpreendente Brest. Ótimas credenciais para o jogo de amanhã, terça-feira (5), contra o Liverpool, que venceu os seus três jogos na competição.
Entretanto, o desafio contra o Liverpool é o maior que a equipe irá disputar nesta temporada (além do Bayern de Munique). Evidentemente que haverá outros grandes confrontos, como os jogos contra a Internazionale de Milão e o Atlético de Madrid. Mas enfrentar o atual líder da Premier League, que só não conquistou as recentes edições da Premier League por causa do avassalador Manchester City, é sem dúvidas o tipo de jogo em que os grandes tem de se provar. Granit Xhaka, um dos líderes do atual elenco e que jogou oito temporadas no Arsenal, sabe muito bem o clima os aguarda em Anfield:
"Jogar aqui é um grande desafio, principalmente quando a torcida entra no jogo. Mas temos um plano de jogo preciso e tentamos fazer o nosso jogo." Ele continuou: "Se eu puder ajudar meus companheiros a lidar com o clima, farei isso. Estaremos lá mentalmente e esperamos jogar tão fortes quanto na sexta-feira."
Convenhamos que o sucesso dos títulos invictos da Bundesliga e Copa da Alemanha, e até mesmo o vice-campeonato da Europa League, foi o tipo de campanha que acostumou mal os torcedores e fãs do Leverkusen. E eu digo isso, porque o início da temporada 24/25 poderia ser melhor - como deixar de permitir o empate do Holstein Kiel na Bundesliga -, mas está longe de ser ruim. A derrota para o RB Leipzig não é um absurdo por causa da qualidade do time da Red bull; houve um empate com o Bayern de Munique; e as próprias vitórias na Champions League garantem uma boa dose de confiança para o confronto de amanhã.
"Temos que jogar o nosso melhor futebol e todos ficarmos juntos. Se permanecermos compactos e jogarmos o nosso jogo com a bola, teremos boas chances." Comentou o treinador Xabi Alonso.
O técnico, inclusive, teve o seu nome especulado no time da terra dos Beatles. Até por causa da sua história no clube, não será nada surpreendente que Alonso um dia assuma o comando do Liverpool. Mas agora o foco é no seu grande primeiro trabalho à frente de uma equipe profissional. E, tanto para Alonso quanto para os seus comandados, amanhã será um grande teste para o patamar em que o Bayer Leverkusen se meteu.
Nenhum comentário