Por Guilherme Costa
|
Repdorução: Facebook/ 1. FC Koln |
A última rodada do ano de 2024 da 2.Bundesliga contou com surpresas, troca de liderança e luto. O luto é devido ao atentado ocorrido em Magdeburg, onde um homem lançou o seu carro em direção a uma multidão presente na fila de um mercado de natal da cidade, matando cinco pessoas e ferindo outras duzentas. Durante o jogo, a cada gol do Magdeburg, que goleou o Fortuna Düsseldorf por 5 a 2, os jogadores não comemoram em sinal de luto, bem como os torcedores presentes no estádio Esprit Arena.
Em seu site oficial, o Magdeburg apenas manifestou uma mensagem de luto:
"Quando o futebol se torna um assunto menor - o FCM fica chocado e os seus pensamentos estão com as pessoas afetadas pelos terríveis acontecimentos no mercado de Natal de Magdeburg. O nosso clube venceu o jogo fora de casa no Fortuna Düsseldorf por 5-2, mas, para ser honesto, é difícil encontrar palavras neste momento."
A rodada de sábado e domingo foi marcada por homenagens às vítimas, com um minuto de silêncio antes da bola rolar.
Com a bola rolando, ocorreu a primeira troca na liderança da segunda divisão alemã. Como o então líder Elversberg havia sido goleado em casa, por 4 a 1, ante o Schalke 04, o confronto entre Karlsruhe e Paderborn poderia culminar num novo líder; o Karlsruhe venceu os visitantes por 2 a 1, chegando ao topo da tabela do campeonato. No mesmo horário o Hamburgo goleou o Greuther Furth por 5 a 0, resultado que garantiu a efetivação do então técnico interino Merlin Polzin, garantindo a equipe na terceira posição. Na parte de baixo da tabela, Preussen Munster e Ulm empataram, enquanto o instável Nuremberg conseguiu vencer o vice-lanterna Eintracht Braunschweig por 1 a 0.
No domingo, três equipes olhavam para a liderança: Colônia, Kaiserslautern e Hannover. Mas só uma a conquistou! Enquanto o Hannover empatou com o intermediário Hertha Berlin, os Bodes venceram o Kaiserslautern fora de casa por 1 a 0, chegando à primeira colocação da 2.Bundesliga, com 31 pontos (2 a mais em relação ao segundo colocado). A surpresa do dia ficou com a vitória do lanterna Jahn Regensburg ante o Darmstadt, por 2 a 1; a equipe ainda não deixou a última posição do campeonato, mas diminuiu a distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento (Preussen Munster) para 5 pontos.
Com a tradicional pausa de fim de ano, as equipes terão pouco menos de um mês para descansar, ajustar e rever os erros e acertos dessas dezessete rodadas da segunda divisão alemã. O retorno está previsto para o dia 17 de janeiro.
Nenhum comentário