Ad Home

Em jogo de nº 200 pelo Borussia Mönchengladbach, Pléa garante a vitória contra o RB Leipzig

Por Guilherme Costa

Reprodução: Facebook/ Borussia Monchengladbach

O Borussia Mönchengladbach não vence um título de expressão desde a Copa da Alemanha conquistada na temporada 94/95. De lá para cá, apenas a conquista da segunda divisão, na temporada 07/08, foi o ponto máximo para os torcedores da tradicional equipe alemã. Embora haja um jejum de títulos, os Potros não deixaram de viver bons momentos, como a conquista da vaga para a Champions League de 12/13 (uma temporada após conseguir se salvar do rebaixamento via playoffs), e outros bons desempenhos na Bundesliga que garantiram o time em competições continentais.

Um dos responsáveis por essas boas campanhas na última década é o meia atacante Alassane Pléa, que completou o seu jogo de número 200 pelo Gladbach neste sábado. O adversário era o pressionado RB Leipzig, num confronto importantíssimo na disputa por vagas europeias. O atacante francês marcou três gols na rodada passada, garantindo a vitória por 4 a 2 ante o Werder Bremen. Poderia ele ser o grande destaque de outra partida? Com certeza!

Aos 55 minutos de jogo, em jogada de escanteio, Vandevoordt rebateu o chute de Itakura e o meia estava na pequena área para abrir o placar para o Borussia, explodindo os 52 mil torcedores presentes no Borussia Park. Pléa marcou o seu décimo gol na atual temporada da Bundesliga e o Borussia Mönchengladbach chegou a 43 pontos, tomando a quinta posição do RB Leipzig.

Mesmo não fazendo um jogo tão notável tecnicamente, o treinador Gerardo Seoane exaltou a postura dos seus comandados:

"O time fez uma performance muito disciplinada. Eles se adaptaram bem a cada fase do jogo, deixaram poucos espaços para explorar e dificultaram que os adversários criassem boas chances. Todos trabalharam incansavelmente na defesa. Particularmente no primeiro tempo, perdemos a bola muito rápido depois de recuperá-la, o que significou que perdemos algumas boas chances de contra-ataque. No segundo tempo, conseguimos colocar mais pressão e lançar ataques mais perigosos. Além do gol, também acertamos a trave três vezes e não demos nada defensivamente."

Para os Touros o resultado, que foi muito ruim, pode piorar caso o Mainz vença o Borussia Dortmund e chegue a 48 pontos - os mesmos do Eintracht Frankfurt, que nesta rodada venceu o Stuttgart por 1 a 0 -, aumentando a distância para a zona de Champions League em 6 pontos. Amanhã, domingo (30), a equipe comandada por Marco Rose também ficará de olho no Freiburg, que pode tirar o Leipzig da zona da Conference League.

Rose, após a partida, lamentou a derrota e também demonstrou foco na semifinal da Copa da Alemanha contra o Stuttgart, que ocorrerá na próxima quarta-feira (2):

"É uma derrota desnecessária. Não fomos incisivos o suficiente no terço final. O Gladbach claramente teve as melhores chances. Tivemos muita bola, geralmente em posições promissoras, mas não conseguimos colocá-la no fundo da rede. O jogo da copa de quarta-feira nos dá uma oportunidade de fazer melhor."

Se depender do seu desempenho e dos rivais, o RB Leipzig terá de apostar todas as suas fichas na Copa da Alemanha para conseguir uma vaga numa competição europeia para a próxima temporada.

Nenhum comentário