Ad Home

Braunschweig e Nuremberg são rebaixados, e Bayer Leverkusen vai para Champions League

Acabou a Bundesliga! Neste sábado aconteceram todos os nove jogos da 34ª e última rodada da competição, com a definição dos dois clubes rebaixados, do último classificado para Liga dos Campeões e das equipes que vão para Liga Europa. O dia marcou também a entrega oficial da salva de prata ao campeão Bayern de Munique.

Os três times que estavam ameaçados pela degola atuaram fora de casa. E todos perderam. Como as posições na parte de baixo tabela não se alteraram, Braunschweig e Nuremberg caíram para segunda divisão. Já o Hamburgo decidirá sua permanência na elite no playoff diante do terceiro colocado da 2.Bundesliga, que será definido neste domingo: Paderborn ou Greuther Fürth.

O Hamburgo foi superado pelo Mainz na Coface Arena e se beneficiou pelos tropeços dos seus rivais diretos. Em Gelsenkirchen, o Nuremberg foi derrotado pelo Schalke, enquanto o Braunschweig visitou o Hoffenheim e também perdeu, confirmando a lanterna.

Na briga pela última vaga na Liga dos Campeões, o Bayer Leverkusen bateu o Werder Bremen de virada e assegurou a quarta colocação, se classificando para fase preliminar da Champions. O Wolfsburg também venceu seu jogo, 3 a 1 sobre o Borussia M'gladbach, mas precisava de, pelo menos, um empate dos Leões na BayArena.

Wolfsburg e M'gladbach, que chegaram para última rodada com chances de irem à Champions, tiveram que se contentar com vaga na Liga Europa. Além deles, o Mainz também vai para a segunda competição mais importante do continente. O Augbsurg brigava com o 05 por um lugar na Europa League, mas a vitória sobre o Frankfurt foi insuficiente.

Nas partidas entre times sem grandes pretensões, o campeão Bayern de Munique estreou sua nova camisa, venceu o Stuttgart por 1 a 0 e recebeu a salva de prata pelo título conquistado ainda no mês de março.

Mesmo sendo um jogo de festa, a torcida bávara que lotou a Allianz Arena chegou a vaiar a equipe nos minutos finais do duelo, já que o gol do triunfo saiu apenas aos 47 do segundo tempo, com o peruano Claudio Pizarro.

A nota preocupante da partida ficou por conta de Schweinsteiger, que foi substituído ainda no primeiro tempo por conta de dores no joelho. Ele ainda fará exames para saber a gravidade da lesão, mas aparentemente deve jogar a final da Copa da Alemanha e a Copa do Mundo.

E Pep Guardiola não escapou do tradicional banho de cerveja. Depois ainda deixou a salva de prata cair no gramado, mas para sua sorte, ela não quebrou.


Fora de casa, o Borussia Dortmund atropelou o Hertha Berlim por 4 a 0 com direito a dois gol de Robert Lewandowski, que terminou a Bundesliga como artilheiro: 20 gols, contra 18 de Mandzukic. Por fim, Hannover e Freiburg fizeram um jogo bastante movimentado, com triunfo por 3 a 2 do H96.

Então, ficou assim: Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Schalke e Bayer Leverkusen vão para Champions - com os três primeiros indo direto para fase de grupos -; Wolfsburg, Borussia M'gladbach e Mainz se garantiram na Liga Europa; Nuremberg e Braunschweig foram rebaixados; e o Hamburgo ainda decide sua sorte no playoff do descenso.

Lewandowski terminou a Bundesliga como artilheiro
Confira os resultados da última rodada:

Wolfsburg  3 x 1 Borussia M'gladbach
Bayer Leverkusen 2 x 1 Werder Bremen
Bayern de Munique 1 x 0 Stuttgart
Mainz 3 x 2 Hamburgo
Schalke 4 x 1 Nuremberg
Augsburg 2 x 1 Eintracht Frankfurt
Hertha Berlim 0 x 4 Borussia Dortmund
Hoffenheim 3 x 1 Braunschweig
Hannover 3 x 2 Freiburg

Nenhum comentário